Uma SuperMoto, ou SuperMotard, é, essencialmente, uma moto trail adaptada para rodar no asfalto, isso significa que ela tem rodas aro 17 raiadas, com enormes discos dianteiros, um banco reto e na altura do tanque, que permite ao piloto escorregar para frente e para trás. Isso já deixa claro que a MT-03 não é uma SuperMoto.
Uma Naked, pura e simplesmente, pode ser, afinal, ela não tem carenagem, tem rodas de liga leve, mas os pneus mistos (80% asfalto e 20% terra), e o curso de suspensão maior que o convencional não deixam a moto sem aquele apelo off-road, portanto, não é uma Naked também.
Uma StreetFighter também não é, pois uma StreetFighter essencialmente tem um motor de 2 ou 4 cilindros. Normalmente são caracterizadas por Motos carenadas cuja carenagem foi removida ou reduzida a quase nada. Como a MT 03 é monocilíndrica e não tem tanto porte, também não é uma StreetFighter.
Uma Funbike talvez? Sim! É uma moto divertida de pilotar, tem rodas de 17 polegadas de liga leve, é ágil e versátil.
A MT-03 é uma mistura de moto off-road com moto naked, mas sem aquele apelo Motard visto, por exemplo, nas XT660X. É uma moto mais urbana, para quem gosta de um desenho mais esportivo, mas não abre mão da facilidade de condução.
O motor da MT-03 é o mesmo da XT660R, ou seja, um motor de 660 cilindradas, de apenas um cilindro, alimentado por Injeção Eletrônica de combustível e refrigerado a água. O cabeçote tem quatro válvulas, duas de admissão e duas de escape, capaz de gerar 48 cv de potência a 6000 RPM e 5,95 kgf.m de Torque a 5.250 RPM. Por estes números, percebe-se que é um motor que prioriza os baixos regimes de rotação.
É impossível não comparar essa moto a outras motos de mesma faixa de cilindrada, mas pelos números, percebemos que realmente elas só se parecem na quantidade de cilindradas e no preço, mas a aplicação é completamente diferente. Por exemplo: a Yamaha FZ6N tem 600 cilindradas, mas tem 98 cv a 12.000 RPM e 6,44 kgf.m de Torque a 10.000 RPM. Um motor de quatro cilindros, que prioriza muito mais os altos regimes de rotação e velocidade final.
A MT-03 é uma moto para quem quer uma pilotagem menos esportiva, menos cansativa. Para quem não procura velocidade final, mas sim, uma tocada agradável e tranqüila. Querendo ou não, a moto não faz feio: Atinge 170 km/h de velocidade final e faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com a vantagem de ter uma tocada muito agradável dentro da cidade, graças ao grande torque em baixas rotações. É uma boa moto para o uso diário, para quem quer ir e voltar do trabalho com ela, mas também quer viajar qualquer distância com conforto. As médias de consumo de combustível são muito melhores nela do que nas de 4 cilindros.
A maior desvantagem atualmente da MT-03 é o preço. A Yamaha superfaturou essa moto, e hoje ela está sendo vendida na faixa de R$ 28.500 Zero Km. A XT660R está custando R$ 24.500,00, preço que seria mais justo na MT-03 também.
Conclusão: A MT-03 é uma excelente moto para quem não tem como prioridade a velocidade final. Se você procura mais economia, possibilidade de uso diário e estilo único, a MT-03 é para você. Mas se você não se importa com economia e se preocupa mais com a velocidade final, então, coloque mais 5 mil reais e compre uma 600cc de 4 cilindros.
Confira mais algumas fotos:
Aplicações
MOTUL MOTOCOOL EXPERT é um Produto Pronto para Uso que não precisa ser misturado com água. Produto à base de monoetlenoglicol e aditivos orgânicos (AOT)
Desempenho
Especificações: todas as OEM's das principais montadoras (BMW, CAGIVA, GAS-GAS, HARLEY DAVIDSON, HONDA, KAWASAKI, SUZUKI, YAMAHA...); normas americanas (ASTM); inglesas (BS); francesas (NFR); alemãs (FW); japonesas (JASO); coreanas (KSM); normas militares de vários países (MIL); NATO; SAE; UNE.
Contém aditivo de sabor amargo para evitar a ingestão: os fluídos de arrefecimento possuem sabor doce, mas são prejudiciais à saúde.
Excelente proteção ao sistema de arrefecimento contra o congelamento e a oxidação.
A nova tecnologia AOT permite excelente troca térmica assegurando eficiente refrigeração ao motor além de excepcional proteção Anti-Ebulição.
Esta tecnologia orgânica apresenta extraordinária propriedade Anti-corrosiva em altas temperaturas mesmo após longo período de uso. Fluido de longa duração: o baixo consumo dos aditivos inibidores de corrosão permite aumento nos intervalos de troca.
Protege a bomba d'água e evita a cavitação.
O produto é inerte a juntas, selantes e componentes plásticos.
Proteção anti-ebulição 134 ºC
Proteção anti-congelante -30 ºC
Conselhos de utilização
Período de troca: conforme recomendação do fabricante.
Este produto não deve ser misturado a fluidos não-orgânicos.
Características técnicas
Isento de Nitirtos / Aminas / Fosfatos / Boratos / Silicatos
DENSIDADE A 20ºC ASTM D 4052 1,112
PONTO DE EBULIÇÃO ASTM D 1120 180 ºC
RESERVA ALCALINA ASTM D 1121 6,2 mg KOH/g
MOTUL MOTOCOOL EXPERT é um Produto Pronto para Uso que não precisa ser misturado com água. Produto à base de monoetlenoglicol e aditivos orgânicos (AOT)
Desempenho
Especificações: todas as OEM's das principais montadoras (BMW, CAGIVA, GAS-GAS, HARLEY DAVIDSON, HONDA, KAWASAKI, SUZUKI, YAMAHA...); normas americanas (ASTM); inglesas (BS); francesas (NFR); alemãs (FW); japonesas (JASO); coreanas (KSM); normas militares de vários países (MIL); NATO; SAE; UNE.
Contém aditivo de sabor amargo para evitar a ingestão: os fluídos de arrefecimento possuem sabor doce, mas são prejudiciais à saúde.
Excelente proteção ao sistema de arrefecimento contra o congelamento e a oxidação.
A nova tecnologia AOT permite excelente troca térmica assegurando eficiente refrigeração ao motor além de excepcional proteção Anti-Ebulição.
Esta tecnologia orgânica apresenta extraordinária propriedade Anti-corrosiva em altas temperaturas mesmo após longo período de uso. Fluido de longa duração: o baixo consumo dos aditivos inibidores de corrosão permite aumento nos intervalos de troca.
Protege a bomba d'água e evita a cavitação.
O produto é inerte a juntas, selantes e componentes plásticos.
Proteção anti-ebulição 134 ºC
Proteção anti-congelante -30 ºC
Conselhos de utilização
Período de troca: conforme recomendação do fabricante.
Este produto não deve ser misturado a fluidos não-orgânicos.
Características técnicas
Isento de Nitirtos / Aminas / Fosfatos / Boratos / Silicatos
DENSIDADE A 20ºC ASTM D 4052 1,112
PONTO DE EBULIÇÃO ASTM D 1120 180 ºC
RESERVA ALCALINA ASTM D 1121 6,2 mg KOH/g
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