SIDE-CAR
A primeira motocicleta foi construída por uma alemão chamado Daimler (aquele que iria se associar a Karl Benz para fundar a Mercedes-Benz) em 1885, e era conhecida como "Reitwagen" , ou veículo de montar.
A Reitwagen, a 1ª motocicleta
Logo em seguida , vieram mais outros modelos, e sempre para uma só pessoa.Quando se sentiu a necessidade de levar mais uma pessoa , foram criadas várias formas , como selim duplo, ou uma cadeira sobre a roda traseira, e outras engenhocas !A partir de 1903, surge uma solução que iria se tornar muito útil e popular: o side-car , ou carro lateral !Essa invenção, nada mais é do que um pequeno carro com uma roda só, acoplado à lateral da motocicleta.Os primeiros, eram de vime, e logo depois, de madeira. Tinham a função básica de levar e esposa e o filho pequeno para passear !
Essa era mais uma cadeira de vime do que side-car !
Alguns tinham até uma pequena cobertura para proteger do sol ou até da chuva !
Essa é a família Soares em viagem para Santos. O bebê é o Edgard Soares !
O side-car difere de um triciclo, pois as rodas são posicionadas de forma assimétrica, formando um apoio que facilita a pilotagem.Foi muito usado na 1ª guerra mundial , principalmente pela Inglaterra, onde passou a ser veículo exclusivamente militar.
Veículos militares, da 1ª Guerra Mundial , de grande mobilidade !
Após a guerra, o side-car já havia demonstrado sua versatilidade, e começou a ser utilizado de diversas formas, como transporte de cargas e até pelos bombeiros !Já nos anos 20 e início dos anos 30, haviam competições de velocidade com motos equipadas com side-car , mas foram interrompidas pela 2ª guerra mundial !
Nigel Spring e seu co-piloto (muito bem trajado !) , após a quebra da roda do side car em 1922 !
Les Archer e seu co-plioto (de bruços !) à frente de Ben Bickell em Brooklands em 1926 !
Jack Waterman (em pé) e Eddie Worth, ao final da prova de 200 Milhas de Brooklands em 1929 !Na 2ª guerra, já com as motocicletas mais difundidas, vários países usaram o veículo nas frentes de batalha !
Parada militar na Alemanha de Hitler !
Terminada a guerra, o side-car volta para as ruas , e mais ... volta a se tornar competição !!Na década de 50, criam-se as modalidades de velocidade e motocross !O side-cross, é uma modalidade muito popular na Europa, onde a motocross recebe uma estrutura lateral, onde fica o "passageiro" , ou melhor , co-piloto !
Prova de Side-Cross em 1972
São provas muito emocionantes, onde o 2º piloto tem participação fundamental, pois é ele que compensa as forças de frenagem e aceleração, e faz os pêndulos nas curva !!
Prova de Side-Cross em 1974
Precisa de muita coragem, força física e perfeita sincronia com o piloto !!
Precisa de muita coordenação entre piloto e co-piloto !
São usadas motos de 500 e 750 cc, pois o peso é muito grande !Na categoria de velocidade, no início eram realmente side-cars, mas já na década de 60, criaram-se protótipos, que pouco conservaram do conceito de "carro lateral acoplado à motocicleta" !
Cyril Smith e Les Nutt em 1952 ! Ainda realmente "carro lateral" !
Marcelli e Caliciotti - 1958
Prova de Side-Car em 1965 ! Já começam os protótipos !
Prova em 1972. Notem o estado do macacão do passageiro !!
Com um chassis monocoque, rodas de carros e posição de pilotagem "ajoelhado" , esses verdadeiros bólidos são um híbrido entre carro e moto !
Um bólido que nem parece uma motocicleta ! Este é um chassis Bucsh com motor König, um 4 cilindros que desenvolve 85 HP ! (Mundial da França 1976)
Nessa categoria, também, o co-piloto exerce uma série de contorcionismos e malabarismos para compensar as foças, principalmente a centrífuga (que tende a jogar o bólido para fora da curva ) , ... e isso a altíssimas velocidades !!
Curva pra direita ... co-plioto fora do Side-Car !! (Dupla Steinhausen-Huber, pilotando o Busch-König, no GP da Holanda - 1976)
Na reta, escondido na carenagem !! (Dupla Michel - Garcia com um GEP-Yamaha no GP da Alemanha - 1976)
Também são utilizados motores de 500, 750 e até 1000 cc !!Os campeonatos europeus são disputadíssimos e com público enorme !!O side-car também é utilizado em provas de Ice-cross, ou melhor, corridas no gelo , só pra dificultar mais um pouco a vida dos pilotos !!
Prova de Side-Ice-Car !! (prova disputada em Dudley, Massachusetts, em 1973)
Há também a categoria para side-cars, no Paris-Dakar, onde dois loucos se aventuram nas areias do deserto com um verdadeiro "trambolho" !!... Pelo menos, se encalhar, são dois para empurrar !!
Os malucos no Paris-Dakar !!
Nos Estados Unidos existe a famosa categoria Speed Way, onde as motos correm num circuito oval, de terra, com o piloto derrapando o tempo todo !Pois não é que criaram a Grass Track , que é a mesma idéia, só que disputada por side-cars em pistas de grama!! Um verdadeiro show !!
Grass Track !! Radical !!
Sendo o homem, um ser altamente competitivo, basta se criar um veículo que ele cria uma forma de competir !!Assim, as disputas com os side-cars, nos brindam com um espetáculo de plasticidade e emoção que dificilmente são igualados por qualquer outra categoria de esporte a motor !É o homem (ou melhor, dois !) e a máquina unidos num só corpo, uma só alma !!
Dupla Schauzu-Kalauch com um ARO-Schmidt 500 no Tourist Trophy em 1976
Side - Car
!! Pura Emoção !!
Comentários
Postar um comentário